• fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

Malala e seu lápis mágico

12/07/2018

 

O que você faz para um mundo melhor?

Este livro da Companhia das Letrinhas não é só sobre a história de vida de Malala.

É um livro escrito por ela para crianças, de uma forma bem inspiradora.

 

 

"Malala e seu lápis mágico" é um livro muito especial. Aproxima as crianças da realidade paquistanesa durante a infância de Malala e conta como aconteceu sua resistência a repressão do Talibã. 

Tudo o que Malala queria era poder ter um lápis mágico. Assim ela poderia dar uma bola nova aos irmãos, vestidos coloridos para sua mãe, acabar com a guerra e tornar seu vale mais bonito. Mas o que ela acreditava mesmo, era que a educação podia mudar tudo!
Malala não teve a mesma infância que muitas das crianças no Paquistão. Filha de um diretor de escola, que defendia bravamente o direito à educação, principalmente de meninas, Malala acreditava que podia mudar a realidade daqueles que não tinham a mesma sorte que ela. Para ela, deveria ser algo comum a todos.

 

 

 Mas, quando o regime talibã proibiu as meninas de frequentarem a escola, Malala decidiu que tinha que tomar uma atitude. Assim, com seu lápis (mágico, não é mesmo?) começou a escrever sobre o que acontecia em seu país, denunciando as condições das crianças onde vivia e defendendo o direito à educação para todos - e principalmente para as meninas. 

 

 

O livro tem um texto muito gostoso de ler, que vai se intercalando com as lindas ilustrações do casal francês Kerascoët. Apesar de serem ilustrações representativas da própria narrativa, sem instigar muito o leitor para além do texto, enriquecem bastante o livro e trazem o cotidiano de Swat para as crianças de forma direta. É muito importante quando a ilustração pretende ser um apoio à história - e consegue! Muitos livros são ilustrados apenas com a figuração daquilo que se lê, sem muita criação. Este, mistura a fantasia pretendida por Malala com seu lápis em contraposição à difícil realidade paquistanesa.

 

 

Uma linda história para inspirar nossas crianças! 

Disponível na TRAVESSA

POR QUE LÊ-LO?


A história de Malala é um exemplo de luta para todos.


Mas mais ainda, para crianças. Ler a história de Malala é mostrar para os pequenos que, de pequenos podem ser grandes! Que crianças possuem voz e que podem fazer muito. 


Nossa realidade, no Brasil, não é comparável àquela que Malala viveu. Mas é muito similar quando pensamos que muitas de nossas crianças não podem ir à escola, ainda que este direito esteja na constituição. Muitas precisam trabalhar para ajudar em casa, vivem abaixo da linha da pobreza, e acabam sendo privadas de sonhar mais alto. Principalmente, quando pensamos nas meninas, que são as primeiras a ajudar no lar.


 Às vezes, algumas crianças conseguem se matricular, mas o caminho é perigoso: são zonas de risco, em meio à comunidades violentas; são lugares de difícil acesso, sem transporte público ou muito isolados; são escolas sem material adequado, sem luz e às vezes, sem professores. 


Ler a história de Malala é se inspirar para tornar o mundo menos desigual. É perceber nossa realidade, questionar os privilégios e ajudar o próximo, da forma que der!  


Educação muda o mundo. A leitura, muda o mundo. 


"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo"!

 

 


 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload