• fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

Eleição dos bichos

30/09/2018

Vixi! Um livro infantil sobre política? É sim, senhor!
Mas não se engane, este é promissor!

 

 

"Eleição dos bichos" é um livro extremamente divertido que conversa de forma clara com as crianças sobre os conceitos de eleição, do voto e sobre direitos. Com ilustrações lindas e cheia de estilo, o livro vem ainda com um glossário pra não deixar dúvidas. E bem, mesmo que não gostemos do resultado final, eleições são assim mesmo. Importante é respeitar a decisão da maioria!

 

E neste momento em que estamos, com muitas manifestações e muitos debates por todos os lados, as crianças vêm cheias de perguntas que muitas vezes não sabemos explicar da melhor forma. Por isso mesmo eu trouxe este livro como dica!

 

 

O Leão é o Rei da Floresta, certo? Mas porquê? Isso é quase um consenso entre nós, mas você sabe quem o colocou lá?
Bem... Talvez você diga que é porque ele é o mais forte da selva ou por ele ser, aparentemente, o mais bravo. Mas será mesmo?

Bem, fato é que desta vez o Leão se aproveitou deste lugar para se beneficiar desviando a água do rio e desagradou vários bichos da floresta. Na verdade, foi a gota d'água. E nada mais justo do que convocar uma eleição para determinar quem seria o legítimo representante de todos ali.

 

 

As regras da eleição são basicamente as mesmas que as que nós conhecemos, exceto por uma condição fundamental: É PROIBIDO DEVORAR O ADVERSÁRIO! 

 

 

E através de cartazes muito divertidos e ótimas propostas a eleição acontece e temos um novo eleito... Entre a macaca, a cobra, a preguiça e o próprio leão... Será que você advinha quem ganhou a eleição?

 

 

 

POR QUE LÊ-LO?

 

Verdade, não é fácil escrever sobre política para crianças.
Às vezes os livros vêm com um excesso de didatismo que torna o enredo algo massante.

Outras vezes eles são até muito bons, mas pela subjetividade não funcionam muito bem dependendo da idade com a qual queremos trabalhar.

 

Este é um livro muito bem construído que pode ser indicado para àqueles que já têm uma boa fluência na leitura (leitor autônomo) , e para aqueles que estão começando neste processo, pois ele é um livro muito gostoso de mediar (leitores iniciantes) e divertido de aprender.

 

As ilustrações são bem coloridas, os animais são sempre muito engraçados e o livro é cheio de trocadilhos bacanas! Uma mistura de corte e colagem e ilustrações em pastel fazem dos personagens figuras carismáticos e bem características - o que ajuda muito a proposta do livro que, traz uma narrativa múltipla com vários paratextos.

 

Em entrevista ao site Lunetas, um dos escritores, Pedro Markun, comenta que 

 

“Conversar sobre política é uma forma de se conectar com o comum. De entender que você faz parte de algo maior”

 

O primeiro livro escrito e publicado pelo Estúdio Rebimboca foi o "Quem manda aqui?", também pela Companhia das Letrinhas. Com um linguajar mais suave, o primeiro livro também fez muito sucesso e trarei em breve um pouquinho dele por aqui. 

Política também é coisa de criança, viu? 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload