#livreirinha

  • fb_icon
  • insta_icon
Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

O Brasil de Gilles Eduar

13/09/2018

Nosso país é pra lá de grande, continental!

Do Caburaí ao Chuí, é de ponta a ponta mesmo, temos uma diversidade de fauna e flora gigantesca!

E nossos biomas são aquilo de mais precioso que temos, e que precisamos preservar. E para preservar temos que conhecer, certo?

Para a dica do mês, em parceria com a Livraria da Travessa, eu me inspirei nas datas comemorativas de Setembro. No mês comemoramos o dia da Amazônia, da Alfabetização, da Independência e o Dia da Árvore. Muita natureza e cultura brasileira para esse mês.

 

E de primeira me lembrei de um de meus autores preferidos, o franco-brasileiro Gilles Eduar. Mais especificamente de um clássico sobre o Brasil e sua biodiversidade - irresistível aos pequenos!

 

 

Em Brasil 100 Palavras, editado pela Companhia das Letrinhas, Eduar se juntou à bióloga Maria Guimarães para criarem juntos, um livro que pudesse trazer um pouquinho de cada bicho e planta que temos por aí em nossos seis biomas diferentes. São 100 palavras mesmo para conhecermos mais.

 

Pela Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e pelos Pampas, passeamos com as aquarelas de Eduar em um universo super colorido e ainda muito desconhecido dos pequenos. 

 

 

O livro, que no primeiro momento nos parece somente instrutivo, vai se revelando através das ilustrações. O aviso está lá:

 

“...aguce os sentidos e observe – com gosto e sem pressa.

Você vai ver como as imagens também contam muitas coisas” 

 

E é isso mesmo. Observando com cuidado o leitor mais atento vai descobrindo um diálogo entre os bichos do cenário, em uma página dupla irresistível!

 

A leitura do livro pode se dar de diversas maneiras, é feito para os pequenos explorarem ao máximo, mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De início temos três apresentações que podem ser boas formas de leitura: primeiro uma aquarela enorme, super colorida e repleta de segredos que mostra em grande escala um de nossos biomas. É o momento do livro-imagem, onde sem uma leitura textual podemos explorar a característica de cada bioma através das ilustrações. O tom das cores, os animais e plantas que mudam, a presença da água, do céu...

 

Um bom momento de imaginação e questionamento.

 

No segundo momento, alguns dos bichinhos e plantas saltam da grande aquarela e ganham nome! São aqueles mais característicos de sua região. Legal aqui é voltar à primeira ilustração e procurar cada um deles! Que tal?

 

 

Para a terceira parte é a hora das curiosidades: afinal, o que faz um gato-palheiro? De onde vem o palmito? Por onde voam as araras-azuis ou o Tuiuiú? É aqui o momento instrutivo do livro mesmo, para cada figurinha uma explicação muito bacana com uma linguagem especialmente pensada pela Maria Guimarães. 

 

 

É um mundão gente, daqueles livros pra guardar pra sempre mesmo!

Que tal conhecer um pouco mais sobre o livro?

 

 

 

POR QUE LÊ-LO? 

 

Temos muitas publicações bacanas sobre nossa fauna e flora. Elas se dividem entre ficções, abecedários, livro-imagem e aqueles mais instrutivos. Disso realmente não temos o que reclamar!  Cada qual na sua especificidade, eles são em média muito bons!

 

Brasil 100 Palavras para mim tem um "quê" de diferente. Além de toda pesquisa feita para cada biodiversidade que temos, a linguagem trazida por Maria Guimarães é super acessível e nada óbvia. Muito gostoso de ler e descobrir um pouquinho mais das nossas riquezas, de maneira divertida! 

 

O texto é todo escrito em caixa alta, o que facilita a leitura dos pequenos ainda em processo de alfabetização.

Mas também traz um pouquinho mais de texto para aqueles que já se aventuram em uma leitura mais independente. Aqui é onde o texto fluido de Maria Guimarães possibilita que este livro seja lido e relido várias vezes pelas crianças. 

 

 

 

As aquarelas de Eduar são o trunfo do livro, na minha opinião. Sou grande fã, de fato, então muito suspeita. Mas todos os seus traços são muito ricos de movimento e precisão. Todos os seus personagens são carregados de simpatia que encanta a criançada. Eduar é um artista completo - escritor, músico, artista plástico... Tudo isso é percebido em suas ilustrações. Já tem mais de 30 livros publicados e tem um encantamento pelo Brasil que é bonito de ver!

 

Todos os seus livros, trazem esse perfil. 

Se você ainda não conhece outros, está mais do que na hora de conhecer!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload