• fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

Jardins

06/07/2018

Um jardim de poesia!

 

Essa semana, Roger Mello e Roseana Murray estiveram na FNLIJ para falarem sobre o livro "Jardins".

 

O livro, editado em 2001, é ganhado do prêmio FNLIJ de melhor projeto gráfico e leva o selo do Prêmio Hans Christian Andersen de melhor ilustração em 2014. 

 

Este ano, o livro antes editado pela Editora Manati, fora editado pela Global. Ganhou uma nova organização interna, com detalhes que deiaram a versão anterior ainda mais bonita pelas mãos e projeto da incrível Graça Lima.

 

O livro é a mais pura arte, em um entrelace de poesia e cores, nas palavras e nos traços. 

Eu tenho trazido muitos livros de poesia para as resenhas no blog. E isso tem se tornado uma paixão. Este livro que tenho, comprei já há alguns anos, pois tudo me encantou. Da pequena fita que nos convida a desbravar um jardim, no passeio pelas ilustrações de Roger Mello e pelo brilhantismo da poesia de Murray. 

 

"Ente no jardim secreto
 é lá que vive o eterno luar
 as assombradas caravelas
 as flores imperfeitas do amor"

 

Este em particular me atiçou na lembrança de um clássico livro "O Jardim Secreto", escrito por Frances Hodgson Burnett. Aquele momento de descoberta de um jardim e todos os seus cantinhos, flores e bichos, cheiros... vibração!

 

 

"Flores alimentam sonhos
dão de comer aos olhos
arrumam e desarrumam formas e cores"

 

A poesia de Murray no livro, como dito por Roger Mello, é uma forma de mostrar para as crianças que poesia não é só beleza e sim, descoberta. Que a arte não é amiga da beleza e sim do esquisito e do estranho. 

 

E estes encontros são fundamentais para a construção literária e visual das crianças e sua relação com os livros. Em um vídeo gravado pela editora Global, Roger Mello fala sobre o novo projeto gráfico do livro e sobre as suas impressões quando começou a ilustrá-lo.

 

 

 

Cada poesia de Murray, nos traz a imagem de um jardim, em algum cantinho do mundo, da memória, do coração!

 

 

Preciosidade nossa, um encanto!

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload