#livreirinha

  • fb_icon
  • insta_icon
Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

De Flor em Flor...

05/06/2018

... os pequenos gestos!

 

 

JonArno Lawson e Sydney Smith mostram de forma primorosa como as imagens, muitas vezes, falam mais que as palavras em De Flor em Flor.

Uma menina sai de casa com o pai. Caminha pelas ruas, cinzas, que parecem um fundo sem grande importância. Mais do mesmo, mesmas esquinas, lojas e pessoas.

 

Mas a menina tem um olhar caprichado. Pelo caminho vai colhendo algumas cores que lhe passam à sua frente. São flores, pequenas florezinhas, que vão brotando por entre os asfaltos, perto dos postes. De pouco em pouco, ela monta um buquê, e vai reparando em outras cores nas paisagens.

 

 

Enquanto caminha, faz do seu buquê de flores um pequeno presente para um homem dormindo na praça, para o passarinho que já não voa cantando, para o cachorro na calçada, até chegar em casa e viver em cores e alegria.

 

 

Os autores, ilustradores, transformam essa ideia dos pequenos gestos em uma linda metáfora com as próprias ilustrações e cores em seu trabalho. Quando sai de casa a menina enfrenta um mundo cinza e sem vida, que com sua visão, de flor em flor, ganha vida e mais vivacidade. 

Um lindo trabalho que brilha no significado do que temos sobre o que é o livro infantil ilustrado e que foi recentemente selecionado pela Revista Crescer como melhores do ano de 2018 (publicados em 2017).

 

Disponível na TRAVESSA

POR QUE LÊ-LO

 

Livros sem texto são, particularmente, uma paixão.

Deles podemos ler e reler inúmeras vezes, explorar cada cantinho da ilustração e ficar horas em um mesmo detalhe, imaginando o que pensariam as personagens da história.

 

Isso para as crianças é um mundo! Os não limites de uma história, que pode não acontecer em livros com texto, é um convite à parte ao incentivo à leitura e interpretação.

 

Para este livro, em especial, temos inúmeras camadas para interpretar os significados. Eles vêm com a percepção da menina, que se traduz em cores. Temos suas ações que resultam no ganho de cores, e transformam o sentimento e sentido da história.

 

Vale muito à pena trabalhar com as crianças este livro incrível!

 

Dá uma espiadinha neste booktrailer:

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload