#livreirinha

  • fb_icon
  • insta_icon
Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil

Com a Pulga atrás da Orelha...

24/11/2016

E outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente.

 

 

"Com a pulga atrás da orelha ..." caiu em minhas mãos por um acaso.  Mexe daqui, arruma dali eis que o livro surgiu. Na verdade, eles sempre estão ali, basta ter aquele devido cuidado de olhar um por um. Às vezes uns são puro tesouro enquanto outros ficam por serem descobertos! E o que mais me intrigou foi a continuação do título do livro: “ – e outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente”. SEN-SA-CI-O-NAL!

 

Gente, quantas vezes eu ouvi minha mãe dizendo “vá catar coquinhos” e eu ficava parada imaginando alguém louco o suficiente para ir catar “coquinhos” que, na minha cabeça, nem existiam porquê coco era grande e cheio de água!

 

E aí abrir o livro foi pura diversão! Tem ritmo, é engraçado e isso me encanta! Não tem como não ler uma das várias expressões e não se lembrar daquela imagem que você fazia da cena quando criança. Então para acabar com esse problema, Christiane Gribel escreveu um livro muito bacana que só poderia ser mais divertido se Ivan Zigg o ilustrasse -  e é ele mesmo o ilustrador desse aqui! O livro inclusive foi premiado com o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração Infantil e Juvenil de 2004. Enquanto ela traz a expressão a confusão está posta mas, logo depois, a explicação é dada e tudo se resolve! Ótima leitura para estimular a imaginação!
 

Não fique aí marcando touca e sebo nas canelas!

O livro é editado pela Salamandra.

POR QUÊ LÊ-LO:

 

Gosto muito de indicar esse livro para aquelas leituras divertidas! De fato, falamos muitas coisas que parecem sem sentido para as crianças. Enquanto elas levam tudo ao pé-da-letra (desculpem o trocadilho) às vezes nem nós mesmos conseguimos trazer o real significado daquilo que dizemos.

 

Pois bem, Christiane Gribel trabalha com os sentidos conotativos e denotativos das expressões e palavras, explica tudo muito bem e dá ritmo ao livro quando emenda uma explicação à outra expressão. Assim, o livro é dividido quase que em capítulos e essa construção é ótima porque estimula a criatividade. Se a criança acompanha a leitura pelo livro e suas ilustrações, também observa as interpretações de Ivan Zigg através de uma simpática pulguinha que dá vida à cada uma das expressões – literalmente!

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload