Livro sem figuras?

08/11/2016

... E de repente, você é puro livro!

 

 

Olha, quando este livro chegou em minhas mãos eu pensei... "como vou fazer para ler um livro desses"? Ah, deve ser só ler mesmo né:

BoRoNGoToNGo!   (???)

UEnGaREnGas !!! (gente, como assim...)

Pois bem, a verdade é que é desse jeito mesmo, sem figuras e com som! O SEU SOM!
E gente é uma delícia e é muito engraçado!

Sobre os livros sem texto - que já conhecemos e são bem mais comuns, toda a trama se prende àquilo que os olhos captam em cada página, em cada cor e cena. Já para um livro sem figuras não adianta: é a hora de atuar! E sim as crianças adoram esse tipo de interação pois é nela que nós, adultos, temos que bater de frente com nossas vergonhas e inseguranças, é partir para o abraço! 

B. J. Novak fez um trabalho tão bom que inúmeros são os vídeos que você pode encontrar pela internet com diversas interpretações. É de se lascar de rir com tanta criança se divertindo muito. E esse livro na verdade traz muito daquilo que eu postei na nossa página lá no Facebook sobre
"como contar histórias para as crianças" a partir de uma matéria do Educar para Crescer - se você é quem conta, se esbalde nas possibilidades pois é disso, também que uma história é feita: interpretação!

 

Não adianta. Dependendo da fase mas, para quase todas elas, quando há a leitura mediada a importância deste mediador e de como ele se comporta em frente a criança é fundamental. É claro, não existem figuras no livro mas as letras vêm em formas diferentes, coloridas, desalinhadas e muitas vezes não significando nada.... só o seu som. E isso é extremamente excitante pois é difícil de se construir imagens a partir dessas palavras e as crianças acabam imaginando e pensando em coisas muito esquisitas e engraçadas!

 

 

É simples... TUDO QUE AS PALAVRAS DIZEM A PESSOA QUE LÊ O LIVRO DEVE DIZER.... (já viu, né?)

Para vocês não acharem que eu estou exagerando, dêem uma espiadinha
nesse vídeo aqui e percebam como é bacana! O vídeo foi produzido pela Editora Intrínseca ao visitar uma escola no Rio de Janeiro e propor a leitura deste livro:

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil