• Ana Claudia Mello

Uma volta ao mundo diferente!


E se por um dia virássemos exploradores!?

Com Mapas, da editora WMF, a gente vai desbravar o mundo!

Em um livrão, ao pé da letra, a gente pode se aventurar e descobrir um monte de coisas bacanas. A cultura de cada cantinho, do mais inóspito ao mais populoso, sua fauna e flora, sua arquitetura e seus monumentos mais conhecidos, as comidas mais famosas, as músicas e ritmos... Ufa! É muita coisa mesmo! O que se come na Rússia? Qual o pico mais alto do mundo? Cuba é mesmo uma ilha? Mas afinal, quantas ilhas existem? No Peru, tem lhama ou alpaca? Qual o menor país do mundo? Só os pinguins vivem na Antártica?

A divisão do livro é muito legal: Primeiro, conhecemos um continente, com seus países e limites geográficos. Ao final da página ele nos traz uma noção de onde aquele continente fica no globo, se é mais perto da Europa, ou se fica próximo das Américas. Nomeia os oceanos ao seu redor e quais animais marinhos vivem ali; a quantidade de pessoas que vivem no continente, seu tamanho e por aí vai.

Depois ele apresenta alguns países deste continente com as minúcias de cada um. É a hora que conseguimos explorar as imagens uma a uma! Olha que legal:

São 46 países com mais de 4 mil ilustrações feitas por poloneses, norte-americanos e japoneses, em um livro super premiado. É incrível mesmo!

POR QUE LÊ-LO?

Bem, por que indicar um livro só com mapas?

Claramente, o erro começa por aí: "Só" com Mapas, não. Com muita história pra contar!

Esse livro foi organizado por um casal Polonês, Aleksandra e Daniel Mizielinsky, baseado em relato de viagens de outras pessoas e foi fruto da paixão dos dois por mapas e por viajar.

São tão encantados como a forma que os mapas explicam o mundo que tiveram a ideia de levar isso para as crianças. E é bem aí que eu queria chegar.

Ao se depararem com tamanha informação, as crianças vão buscar se esclarecer das pequenas coisas, de ilustrações específicas, as que mais lhe chamam atenção. Provavelmente vão correndo saber sobre um país específico e deixarão outros de lado. Mas pode ter certeza, explorar esse livro parece algo inesgotável. E elas vão querer conhecer um a um. E é uma ótima oportunidade para apresentar a elas, através de outros livros, quem sabe, um pouquinho mais sobre o lugar ela mais gostou.

Se for o primeiro contato com mapas então, melhor introdução não há. As divisões e a organização do livro são bem claras, trazem uma visão geográfica do mundo de forma lúdica. E é um livro tão rico que a faixa etária vai dos mais novinhos entre 3 e 4 anos, até 8 e 9.

No blog da folha, você fica sabendo mais sobre o livro: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2017/09/1918127-livro-de-ilustradores-poloneses-traz-mapas-com-curiosidades-ilustradas.shtml

#WMF #Livroilustrado #Mapas #Geografia #Curiosidades #Livreironho

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil