Talvez o mundo...


... se faz do jeito que você imagina!

Eu adoro livros que já trazem no título, aquele mistério e indagação. Quando pensamos antes de abrir o livro e tentamos imaginar sobre o que aquele ali vai tratar é a melhor parte! Melhor que isso só quando o título traz uma obviedade não constatada no final - é de ficar de queixo caído!

Em "Talvez o mundo...", Alain Serres - anote esse nome aí - traz curiosos "quem sabe?", "será?" e "e se?" ao lado de ilustrações da maior sensibilidade de Chloé Fraser. Indagar da onde será que tudo começou, por onde e como é o exercício central do livro - trabalhar a criatividade imaginativa! Seria tudo o que temos ao nosso redor um jogo de disputas entre a luz e a sombra? Tudo foi criado a partir de um vulcão em erupção, de uma estrela que veio caindo e caindo muito rápido até pegar fogo? Quais mais as possibilidades desse mundão nosso ter surgido?

É pegando as possíveis teorias que falam a respeito da origem do nosso planeta que Alain Serres faz esse lindo trabalho. As crianças com certeza trarão ideias curiosas sobre esse "início" e já dá pra pensar um pouquinho para onde estamos levando isso tudo... Mais um livro lindo pela Editora SM.

PORQUE LÊ-LO?

Indicar esse livro é algo muito gostoso. Falar sobre ele e as possíveis interpretações das crianças junto às ilustrações e as frases, muito poéticas junto do contexto do livro, é um ponto-chave que ajuda o mediador da leitura. Eu sempre vou bater na tecla do mediador. Quando a criança ainda não domina as sílabas - e isso faz com que alguém leia o texto para ela, ou quando ela não consegue interpretar certos conceitos e ideias, a presença de um mediador é sempre fundamental: fundamental tanto para a leitura em si quanto para questionar o livro e a criança, instigá-la!

As frases curtas e de efeito quase "provocador" é o que faz do livro acessível para várias faixas etárias. Se para os mais novinhos é a junção do "aprender a ler" junto da exploração das imagens, para os jovens leitores é um livro para fazer pensar.

Vale a pena, mesmo!

#livroinfantil #livroilustrado #ChloéFraser #AdilsonMiguel #editorasm #natureza

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil