• Ana Claudia

Pinóquia


Quem não se encantou com a história do boneco de madeira que queria ser menino?

Nesse livro, Jean Claude Alphen relembra a clássica história de Carlo Collodi com uma releitura bem gostosa. Pinóquio, agora menino, ganha três irmãos também criados por seu pai Gepeto. Todos três têm personalidades fortes: enquanto um quer ser de plástico, o outro só pensa em ser músico e em seu tambor e Pinóquia, a única menina do grupo, é a mais comportada. Adora ter aulas, ler e estudar – bem ao contrário de seus irmãos – e acha essa história de ser menina de verdade algo bem chato.

E eles vão dar um trabalhão para a Fada Azul, isso sim! O bacana desse livro são as pausas do narrador para relembrar a história original. Uma forma bem legal de voltar ao clássico de forma divertida. Ah, e as ilustrações? Maravilhosas!

Lançado pela Editora Melhoramentos.

POR QUE LÊ-LO? Conheci Jean Claude Alphen não há muito tempo. Seus livros são sempre muito bem produzidos entre texto e imagem e são bem criativos. Esse em especial me cativou da capa ao final. A mistura das narrativas, a dinâmica da história e, nesses hiatos, as explicações que relembram a história original são o máximo – eu teimo em esquecer, por exemplo, que Gepeto fora engolido por um tubarão e não por uma baleia na história original! Outro ponto bacana deste livro é que, de forma sutil, desconstrói a ideia da criança muito bem comportada e estudiosa. Claro, de certa forma a disciplina é importante, mas que chato é quando livros e histórias tem toda hora essa moral. Jean Claude mostra isso quando diz que toda criança apronta um pouquinho e isso é normal! Reler os clássicos a partir de uma história em sequência é muito divertido!

#melhoramentos #jeanclaudealphen #livroilustrado #Livroinfantil

0 visualização
  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil