Os Fantásticos Livros Voadores


Dê asas à sua imaginação!

Para esse dia tão especial, foi difícil escolher e pensar em um livro só. São tantos os livros diferentes e com histórias lindas por aí, que fiquei horas de frente para as minha estantes, pensando qual prestigiaria mais esse dia... Não teve mesmo outro favorito.

Um livro sobre paixão pelos livros e sobre livros que nos encantam!

E se os livros dessem mesmo um jeito de sair voando com você por aí te levando para lugares incríveis?! Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo são assim.

Neste livro, escrito e ilustrado por William Joyce, conhecemos o Sr. Modesto Máximo. Um cara pacato e discreto cuja paixão maior que livros, não existia. Adorava palavras! Melhor ainda se estas contassem, juntas, uma história. E por isso era apaixonado por livros.

Gostava tanto de livros que um deles contava sua própria vida. Todas as alegrias e tristezas. Tudo aquilo que viu e ouviu.

Mas após um grande vendaval em sua cidade, tudo ficou fora do lugar – inclusive as palavras de seus livros e de sua vida. Tudo assim, muito embaralhado, confuso e Modesto Máximo ficou perdido, sem saber o que fazer. Até que avistou uma linda menina sendo carregada por livros voadores.

Observando os livros pelo céu, Modesto Máximo se questionou se seu livro poderia voar. Mas, apesar da força ao arremessá-lo para o alto, seu destino foi cair no chão. Modesto só não sabia que, para voar, ele precisava de uma boa história – ora pudera, seu livro nem palavras mais tinha depois daquela ventania!

E, carregado por um dos livros, Máximo não imaginava que iria conhecer um mar de histórias e livros nunca lidos, pura inspiração para sua vida e suas memórias!

Um livro excepcional, que traz de forma mais poética, a importância da leitura para a vida das pessoas – como ela traz esperanças, forma ideias, muda nossa visão de mundo, nos apresenta à tantas pessoas! Não é à toa que é considerado um dos livros

As ilustrações do livro, feitas por Willian Joyce e Joe Bluhm, são lindas. História premiada, que inspirou um curta-metragem vencedor do Oscar de Animação em 2012, dentre quatorze outras premiações. Editado no Brasil pela Editora Rocco, já vendeu milhares de cópias pelo mundo.

PORQUE LÊ-LO?

Abrir um livro, que conta a história de um apaixonado por livros, que um dia tem suas palavras perdidas e, de repente é salvo por histórias de uma biblioteca de livros voadores. Só com essa apresentação eu já ficaria imensamente curiosa. Mas esse não é o melhor dos motivos.

A história de Modesto Máximo é encantadora porque mostra a forma como a leitura pode transformar nossas vidas. É quase como uma troca de prazeres – lemos os livros para ficarmos bem e os livros só se sentem felizes quando são lidos. Uma dinâmica perfeita.

Os livros que voam por aí, me remetem ao "dar assas à imaginação". Ao "se deixar levar" por uma ou das histórias. Ser salvo por elas naquele momento. E como isso é rico para as crianças.

Enquanto eu estava escrevendo este post, um dia no trabalho, fui pega de surpresa por um menininho de uns 3 anos. Ao encontrar este livro pela seção infantil ele se empolgou: “Mamãe! Igual ao da escola”. E ainda surpreso, continuava: "Mamãe, este livlo lemos na escola. Ele tava desapalecido mas agola tá aqui". E nesse entusiasmo todo, de ver sua história preferida e de ter encontrado o livro sumido, ele me contou que neste livro o homem não gostava de falar.... (????)

Não falava nada. Que "desenhava histórias" e que isso deixava ele feliz.

Interpretação linda! O livro, de fato não tem diálogos. E Modesto Máximo gostava mesmo era de ler, quietinho. Mas aquilo fazia bem a ele. Porque os livros o deixavam feliz. E essa paixão pela leitura deu vida à muitas histórias.

O bacana é que essa história pode ser lida e vista de várias formas. Além do curta-metragem do estúdio Moonbot - disponível em algumas plataformas, o app book do livro é um dos mais recomendados na lista do iTunes.

Uma ótima oportunidade para dialogar entre as diversas formas de consumir uma mesma história.

Ou seja, é pra se esbanjar mesmo!

Feliz leitura!

#Rocco #PequenosLeitores #Livroilustrado #WilliamJoyce #Oscar #DiadasCrianças #LivrosobreLivros #AppBook #CurtaMetragem #JoeBluhm

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil