Ora Bolas


Bolotas, bolinhas, bolões.

Tenho uma queda por formas geométricas. Adorava, quando criança, criar cenários e histórias com formas recortadas em papel (nunca tive muita aptidão para desenhar, confesso) e, quando li esse livro, tive um revisitar da memória.

As ilustrações e texto de Paula, brincam com esse olhar da criança e sua imaginação.

A bola, uma hora pequena, é vista no rosto de um palhaço e, se cresce mais um pouco, vemos a criança carregando-a embaixo do braço. Um pequeno descuido a bola vira botão e de repente, um ponto de exclamação!

São muitas as formas que as bolas e círculos podem construir, inventar e reinventar neste livro ilustrado repleto de trocadilhos, cores e formatos.

“... entre todas as bolas mirabolantes, há uma que é ainda mais interessante porque guarda em si cada pequeno instante”

Mas, ao mesmo tempo que quem brilha são os círculos, o bacana do livro é trabalhar com a questão das diferenças, afinal, um círculo é só um círculo até que mudem sua cor e tamanho, mas apesar destes pequenos detalhes, continuam sendo iguais!

Um livro feito pra ler, ver, ouvir e porque não, criar!!!

POR QUE LÊ-LO?

Paula Taitelbaum é autora e ilustradora deste livro, que ao meu ver e leitura é um livro, dentro do livro, dentro do livro! As formas e as cores, todas de recorte e colagem, contextualizam a narrativa deste poema para os pré-leitores, que neste momento, acompanham a leitura mediada através dos sons e jogos de palavras ritmados.

As letras em bastão ajudam o leitor iniciante a embarcar na história com um pouco mais de identidade. Todas as palavras em caixa alta ajudam no reconhecimento por eles que estão ainda no processo de alfabetização. E para os leitores em processo vem o momento de unir o texto à narrativa, criando seu próprio enredo e identidade com as palavras e história, que traz no final uma bela mensagem.

#formas #diferença #cores #Poemas #editorapiu #rimas

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil