• Ana Claudia

No fundo de doze histórias corre um Rio


Pelo olhar encantador de doze autores, conhecemos a alma do Rio de Janeiro. Hoje para alguns, a minha dica poderá parecer ousada (mas nem é tanto, vocês vão ver).

No fundo de doze histórias corre um Rio, da Ed. Casa da Palavra, pode para muitos não parecer de cara um livro infantojuvenil...

Mas o bacana é pensar justamente nisso: o que é um livro para crianças? Será mesmo que ele precisa ficar naquele formato padrão, com folhas em papel couché, fininho de lombada, ali na estante? Ou se vier repleto de curiosidades, poesia e encantamento, também serve?

Está bem, eu não vou brigar com ninguém. A famosa faixa etária, ou indicação etária, do livro existe por um motivo... é claro. Mas quem me conhece sabe bem que eu não gosto muito dessa coisa de “livro para criança” pois acho que nessas censuras se perde muita, mas muita coisa boa.

O livro foi lançado para comemorar o aniversário da cidade do Rio de Janeiro. A seleção de contos é incrível e traz um pouquinho de cada pedacinho da cidade pelo olhar dos autores, sobre um passado tão presente da infância.

É um olhar saudoso e carinhoso, e muito curioso, de uma cidade que ainda vibra por aqui. Por entre as pedrinhas portuguesas, as águas de março, as folhas do outono, o contorno das pedras... É encantador. Uma declaração de amor à cidade.

Pelas ruas do Flamengo, em uma tarde chuvosa, atravessando por entre guarda-chuvas de bermuda de listrada; ou em passeios pelo centro e o Catete, percorrendo os caminhos do Bruxo do Cosme Velho; sobre a lembrança de ver o mar pela primeira vez; na grande piscina de pedra em uma casa no Parque Lage; ganhando uma bicicleta de Natal (sem rodinhas!) para provar da esperteza própria.

Vamos assim, conhecendo a cidade através da memória de cada um dos autores. Ter este livro em mãos é emocionante. Não só por eu ser carioca, mas também por trabalhar com literatura infantil. Foi um marear atrás do outro poder ter essa experiência literária.

Ao final do livro, conhecemos um pouquinho da história de cada um dos autores - o que é incrível porque assim os leitores têm mais referências e ficam com uma biblioteca vasta de opções! As lindíssimas ilustrações são todas do Museu de Arte Naif, do Rio de Janeiro.

Agora, vejam.... Márcio Vassallo é o organizador do livro. Livro este que tem contos de Anna Claudia Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Flávio Carneiro, Isabelle Borges, João Carrascoza, Lima Barreto, Machado de Assis, Maria Ribeiro, Marina Colasanti, Stella Maris Rezende, Susana Maria Fernandes e Vivian Wrona Vainzof. Ai de quem disser, que não – este não é um livro para crianças. Mas vá lá, pode até se ter razão, visto que para mim, o livro é para todos!

Indico para todos, sem critério; um livro de cabeceira para alma!

#casadapalavra #contos #riodejaneiro #infantojuvenil #naif #infancia #poesia

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil