• Ana Claudia

Mulheres para conhecer e se inspirar!


Oba! Hoje e todos os dias, celebramos a vida de muitas mulheres e meninas por aí.

Eu trouxe dois livros muito inspiradores para a dica do dia!

HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES 2

Esse é o segundo volume da série – hum, será que terá mais?!

A fórmula do livro, certeira, volta dessa vez com um pouco mais de mistura entre as personagens contemporâneas e de outras décadas. São mais 100 biografias de mulheres que todo mundo precisa conhecer! Juro, se você acha que já conhece a história de muitas delas, vai se surpreender com uns pontos muito curiosos da vida, por exemplo, de Matha Hari, Chimamanda, Oprah, Mary Shelley, Audrey Hepburn, as Black Mambas, Anita Garibaldi.... É muito (!!!) mesmo gente.

E é impressionante como Francesca Cavallo e Elena Favilli acertaram a mão nessa proposta. Se você não conhecia o livro, e não viu a primeira versão saiba que vale muito a pena! O primeiro volume foi traduzido em mais de 30 idiomas, atingiu mulheres de todas as idades e vendeu mais de 1 milhão de cópias.

O livro traz muitas curiosidades e, para ser ainda mais especial, no final você pode escrever e a sua própria história. Tem um espaço autobiográfico para escrever um pouco daquilo que te inspira e do que você almeja. Tem também, um glossário muito legal, que ajuda as mais pequenas a entenderem um pouquinho mais de cada história!

Sim, sucesso absoluto e devo dizer que não só pela proposta, mas pelo cuidado das autoras e idealizadoras do livro, que reuniram novamente 50 ilustradoras e, a partir de conversas, pesquisas e depoimentos, foram acumulando grandes tesouros.

Vocês sabem, eu sou historiadora e desde o primeiro volume me encantei e me empolguei em ler sobre personagens que eu estudei e que procurava conhecer mais por entre as disciplinas que pouco falavam delas. Até hoje, estudo e me encanto a cada descoberta.

É mesmo para descobrir e entender que sempre estivemos por aí. Pela Vergara e Riba.

50 BRASILEIRAS INCRÍVEIS PARA CONHECER ANTES DE CRESCER

A proposta vem muito parecida.

Na verdade, depois do sucesso do Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, vimos muitas edições similares, que trazem um pouco da vida de personagens femininas importantes da história. Uma pequena biografia, bem escrita e adaptada a cada público, com uma ilustração específica e bem autoral para cada uma delas. Ah, tudo bem, né. Quanto mais melhor!

Esse aqui tem um diferencial, fala só sobre as brasileiras. E sim, que venham mais e mais edições. Nós nos inspiramos com muitas histórias de mulheres ao redor do mundo, mas é igualmente fundamental conhecermos as mulheres que fizeram parte da nossa história!

Precisamos valorizar cada cantinho e palavra dessas mulheres que sofreram tanta discriminação durante tanto tempo. Se hoje podemos cantar, atuar, dançar, sair sozinhas, vestir o que quisermos e tudo mais, é porque elas foram porta vozes dessas mudanças – que aconteceram de pouco em pouco, fosse na música, no teatro, no cinema, nas ruas, na política...

Já imaginou o quanto é esquisito para uma menina hoje imaginar que até não muito tempo atrás, não era comum – e muito malvisto – termos mulheres grávidas, de biquíni na praia? Ou sendo frente de resistência e guerrilha? Presidindo um país? E que a primeira pessoa a ter licença para pular de paraquedas foi uma mulher?

Chica da Silva, Ana Botafogo, Nise da Silveira, Carmen Miranda, Clementina de Jesus, Tarsila do Amaral, Zuzu Angel, Cecilia, Maria Quitéria... Ah! Eu queria falar de todas! Mas indico mesmo é ter um desses na estante. A autora e jornalista, Débora Thomé fez um lindo trabalho junto da Editora Record. O texto é fluido, gostoso de ler e dá pra aproveitar o ano todo, lendo cada dia uma história. E você, já escolheu alguma preferida para se inspirar? Não? Fique um pouquinho de todas!

#VergaraRiba #GaleraRecord #DiadaMulher #infantojuvenil #biografia

0 visualização
  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil