Histórias de Antigamente


...Quão antigas são para você?

O livro já me conquistou pela capa e pelo título. Se para alguns, as histórias de antigamente podem soar chatas de início, neste livro Patricia Auerbach nos leva a revisitar a história e de nossos avós e bisavós através das próprias memórias. Ilustrado também pela autora, o livro nos traz um monte de curiosidades sobre a vida sem geladeira, sem carro, sem banheiro, telefone e outras coisas mais. Pois é. Eu ainda me lembro do mundo sem internet, sem cd ou dvd, tablets ou netbooks. Smartphone nem no filme "Matrix" amigos, imaginem só! Fotografias hoje, são quase que banais – já que tiramos, e postamos e mudamos num corre-corre sem fim nas redes sociais (calma amigos fotógrafos, o trabalho de vocês só se valoriza ainda mais – certo?). E as mudanças vêm ocorrendo de forma mais rápida e o mundo é cada vez mais tecnologia. Mas, e antes disso tudo? Já pensou como as crianças de hoje se comportam ao ouvir que antigamente você tinha que comprar um rolo de filme e colocar dentro da máquina e depois revelá-lo? Pois é, eu já passei pela experiência de explicar isso para uma criança e foi, para não dizer tragicômico, bem engraçado. E os carros que tinham seu motor ligado por uma manivela? Alguém aí se lembra dos "pagers" ou "bip's" que serviam para nos enviar mensagens de texto? Prático, só que não.

Minha história preferida é a que o avô dela conta sobre como se fazia sorvete quando ele era criança. Imaginem vocês, tomar sorvete – que era, na verdade gelo batido com suquinho na hora, pois não tinha geladeira ou, levar uma cabra em uma viagem de carro pois a criança tinha intolerância ao leite da vaca? Sim amiguinhos, coisas de antigamente!

Bem essas são as minhas lembranças e algumas do livro escrito por Patrícia, que capricha nos detalhes e tem uma narrativa tão gostosa que podia escrever mais volumes sobre essas histórias. É da Companhia das Letrinhas. Delicioso mesmo.

PORQUE LÊ-LO: O livro é muito bem escrito e produzido, com lindas ilustrações que vão dando ritmo e pausas à leitura e que tornam o livro muito especial. Ao final de cada causo de seu passado, a autora nos traz um “bônus” de curiosidade sobre a narrativa com fatos históricos, dados e muito mais.

Um ótimo livro para ser contado para crianças e ser complementado pela sua própria experiência – afinal, todos temos uma história de antigamente pra contar! Atenção professores! Excelente livro para se adotar na escola e pensar em pesquisas em casa com os alunos e sua família! #ficaadica

#historiasdeantigamente #patriciaauerbach #companhiadasletrinhas #infantojuvenil #prapensar #contos

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil