Fique longe da água, Shirley!


.... como é sua imaginação?

John Burningham é um conceituado autor e ilustrador de histórias infantis. Em Fique longe da água, Shirley! ele aborda de forma muito inteligente a diferença entre a criativa imaginação da menina Shirley em um dia na praia e a vida pacata e sem graça de seus pais.

A história começa promissora! Um divertido dia na praia com seus pais, mas aparentemente parece estar muito frio para se mergulhar e ter um belo dia no mar... Só que para Shirley, não.

Enquanto seus pais ficam ali, sentados em suas cadeiras, lendo jornal e tricotando, Shirley explora os mais diversos cantos! Pega um barco à remo e vai adentrando o mar em busca de aventura. Encontra um grande navio, enfrenta piratas e até se arrisca a busca uma grande arca de tesouros. Mas enquanto se desdobra para continuar se aventurando, Shirley só escuta sua mãe ao fundo:

“Cuidado para não sujar os sapatos novos...”

“Não brinque com o cachorro Shirley...”

“Preste atenção onde joga essas pedras...”

Só que nada disso abala Shirley, e até que o sol se ponha, ela continuaria brincando pra valer!

Um livrinho incrível, repleto de segredos nas ilustrações. Para ler com os pequenininhos e os já não tão pequenos, a ideia por traz da história não vem tanto pelo texto – que sim é o que freia a Shirley, como um aviso, mas também aparece com força nas ilustrações!

Vale muito à pena sair em busca deste livro, que tem sua edição pela Cosac Naify mas, que com certeza, já já será reeditado!

Fiquem de olho!

POR QUE LÊ-LO?

A história de Shirley pode se parecer com a de muitas crianças. A imaginação fértil e a empolgação de uma brincadeira às vezes são acalantadas pela visão dos pais. John Burningham mostra exatamente isso neste livro.

O bacana é que essa dualidade entre os pais e Shirley é muito bem explorada pelas ilustrações. Quando vemos o cenário onde seus pais estão sentadinhos em suas cadeiras, o fundo é branco e meio sem graça, com poucas cores em destaque. Já quando olhamos para Shirley, o quadro muda totalmente: é cor para todo lado, com um grande fundo cheio de ação! Afinal, estamos dentro da imaginação de Shirley e participamos com ela de todas as suas peripécias!

A simultaneidade e a oposição em que a narrativa dessa história ilustrada apresenta é maravilhosa! E essa é uma das grandes características deste autor: contar histórias com o olhar das crianças.

Um título incrível que serve para as crianças se perceberem como Shirley, quando elas mesmas imaginam as coisas mais malucas quando querem brincar, e até mesmo para os pais que podem ser aquela água no doce, em alguma brincadeira.... Não é mesmo?

#CosacNaify #JohnBurningham #Livroilustrado

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil