Boi na Linha


De quantas brincadeiras de infância você se lembra? E quantas expressões populares você conhece?

Uma andorinha só não faz verão Gênio do cão Pulga atrás da orelha São várias. E você se recorda exatamente o que elas significam? Neste livro de Andréa Apa somos convidados a revisitar tais expressões, em textos cheios de trocadilhos e referências, e a reviver (e porque não reavivar) as brincadeiras da infância.

Acompanhamos a turma dos Amigos da Onça em uma brincadeira de telefone sem fio.

Já sabemos quão divertida ela pode ser - aquela frase que quase nunca chega ao último exatamente como começou. Imagine então quando a brincadeira é enriquecida por um texto é cheio de surpresas. Uma pulga desconfiada, um cachorro genioso, uma atrasada tartaruga, uma zebrinha azarada.

As ilustrações de Jonathas Martins compõem a história de maneira especial afinal, as surpresas não aparecem somente do texto – as imagens, que brincam com nosso imaginário, se revelam em pequenas partes nos enchendo de curiosidade sobre aquilo que acontece na história. O grande trunfo dos livros ilustrados - que te possibilitam inúmeras leituras.

... justamente por isso, mostrando por aqui uma espiadinha do que são!

... de forma particular, adoro os vazios entre as ilustrações pois eles também são repletos de significados – te possibilitam inventar cenários e a se surpreender.

Junto à sutileza da narrativa de Andréa, as aquarelas de Jonathas são encantadoras.

Confesso que quando peguei o livro para ler pela primeira vez, as últimas páginas se agarraram à contracapa e a olhadela final não pôde ser evitada. Mas, acontece... O livro é encantador do início ao fim.

Segundo livro infantil da Editora Raiz vem inclusive com recomendações de Anna Cláudia Ramos e André Neves.

Agora, só nos resta esperar pelos próximos, não é mesmo?

POR QUE LÊ-LO? Para falar de memória, infância e afeto. Muito tenho lido sobre esses temas. A literatura de afeto: o que de fato a compõe, torna-se livro, enriquece a leitura?

É um conjunto de linhas, rimas, lugar, cores... Apresentar as expressões para as crianças de forma conjugada à narrativa, de forma leve e despretensiosa é algo muito bacana! Principalmente se entendermos que hoje essa dinâmica das brincadeiras mais lúdicas tem se transformado com frequência e dinamismo. Brincadeiras de roda, contações, o convívio com o outro.

O livro é um mundo, e o mundo de Andréa e Jonathas aqui é sensível, lúdico, criativo e repleto de lembranças e nostalgia. Do ritmo textual às brincadeiras com as palavras, do tom das ilustrações aos detalhes dos personagens (às vezes, é preciso imaginar), “Boi na Linha” é exaltar a infância em sua imaginação. É puro afeto!

#AndréaApa #JonathasMartins #expressõespopulares #ditospopulares #EditoraRaiz #divertidos

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil