Por um ano novo repleto de Arte!


Editora Cobogó lança, para este final de ano, livro de Adriana Varejão sobre pássaros do Brasil! E vale novamente o destaque para a edição de Arte Brasileira para Crianças.

Dentre as novidades que costumo trazer para o final do ano, queria dar destaque à dois livros muito especiais que celebram nossos artistas brasileiros. A Editora Cobogó é nome de referência quando falamos sobre livros de arte, música e teatro. São títulos incríveis e sempre muito bem selecionados.

Para o público infantil o capricho é o mesmo.

No ano passado a editora lançou uma linda coletânea dedicada somente aos nossos artistas brasileiros. O bacana do livro é que a cada artista, somos apresentados à uma obra em especial com um pequeno resumo biográfico. Junto deles, uma atividade é proposta para as crianças – algumas pedem até a permissão dos pais, e quem sabe aquela ajudinha a mais, não é mesmo?

Fiquei encantada com a edição, que além de muito bem elaborada, consegue aproximar as crianças de artistas que nem sempre são mencionados nas escolas ou trabalhados de forma paradidática. A maioria dos livros que possuem este perfil acabam trazendo um apanhado generalizado de artistas – em sua maioria, estrangeiros.

Arte Brasileira para Crianças é um livro que celebra nossa cultura, por todos os estilos e formas. É tão completo e atemporal que serve para todas as idades! É lúdico e fomenta a habilidade artística a partir do manuseio de materiais simples e fáceis de encontrar. A proposta é sempre caminhar pelos passos da criação de cada artista.

Criatividade a todo vapor!

Este ano a editora apostou novamente na brasilidade celebrando desenhos de Adriana Varejão em Pássaros do Brasil e Algumas Histórias – Colorindo com Adriana Varejão.

Artista plástica contemporânea, com uma variedade de obras incríveis, Varejão nos remete à sua obra de Inhotim em uma edição muito simpática sobre as aves brasileiras.

Pelas páginas deste livro as crianças podem se familiarizar com espécies de pássaros da nossa fauna – dos que ainda estão voando por aí até aqueles que já se encontram em extinção. O livro nos traz a sensação das páginas sem margem, dos pássaros em liberdade. São textos coloridos em meio às páginas brancas e os contornos de passarinhos prontos para serem reinterpretados pelas cores livres das crianças.

O legal de se trabalhar livros semelhantes com os pequenos é partir do lugar do artista: porque será que Varejão se interessou em desenhar pássaros? Será que sempre gostou de passarinhos? Será que já os teve em seu jardim ou nunca pode estar próxima deles? Quais daqueles passarinhos ela ou você mesmo conhece, já viu pelos céus?

Pois em uma viagem à Amazônia e no seu contato com os índios Yanomami, Varejão deslumbrou-se com os desenhos e pinturas que eles mesmo faziam das aves e com a forma com a qual imitavam seus cantos. Começou a desenhá-las e, inspirada na curiosidade de suas filhas sobre as aves, o livro nasceu.

Nada mais bacana do que compartilhar essa história, não é mesmo?

Veja que muito pode se tirar de um livro de colorir, cheio de graça e conhecimento!

E aí, já escolheu o seu preferido?

#Arte #ArteBrasileiraparaCrianças #Cobogó #PassarosdoBrasil #AdrianaVarejão #artistabrasileiro #arte #atividades

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil