Abre alas que já é Carnaval!


E lá vem o Carnaval!

Não adianta, gostando muito ou pouco - a às vezes quase nada, o Carnaval é uma festa super imponente em vários estados brasileiros e, para cada um deles existe uma tradição específica e uma forma de festejar e se fantasiar. É parte forte da nossa cultura. Pensando um pouco sobre essas diferenças e diversidade eu resolvi trazer alguns livros bem legais que trabalhem algumas questões curiosas sobre termos, verbetes, costumes, vestimentas e sobre a própria história do Carnaval em si. Como todo post semanal a apresentação é mais curta mas traz bem a ideia de cada um deles. Então abre alas que as dicas vão começar!

Carnaval, de Tony Brandão e Denise Rochael

Carnaval - Toni Brandão

Para o nosso carro chefe, trago o livo de Toni Brandão. "Carnaval", editado pela StudioNobel, é um dos volumes da Coleção Festas Brasileiras, que explica de forma bem legal algumas festas populares de nosso país.

Neste livro, o Carnaval é apresentado para as crianças a partir da viagem no tempo de um bloco de carnaval. O "Bloco da Alegria" passeia por diversas épocas mostrando as formas como já se comemorou esse evento em diversas partes do pais. O livro começa falando sobre os colonizadores e o inicio do carnaval quando, imaginem só, a festa era divida de acordo com gênero e status social! Fala também sobre os costumes e ritmos diferentes das músicas e um montão de coisas bem legais. As ilustrações que dão colorido e animação para o livro ficam a cargo de Denise Rochael.

Fique de olho que essa mesma coleção deve voltar aqui pelo blog logo, logo!

O Bloco, de Marcello Araujo

O Bloco - Marcello Araujo

Para continuar não podíamos deixar de fora os pequeninhos que trazem as risadas mais gostosas e as fantasias mais irresistíveis, não é mesmo? Eles também curtem essa época e nada mais legal que ensinar um pouquinho de cada coisa.

"O Bloco" da Editora Panda Books, é um livrinho mesmo, todo em papel cartonado (aqueles de páginas mais grossas) que é mais difícil de rasgar e tem páginas duplas. Ensina a contar e mostra os personagens e instrumentos de um bloco de carnaval. Um a um vão se somando os personagens fantasiados até que o bloco toma sua forma! Tem pirata, arlequim, fada, esqueleto... Cada um tocando um instrumento.

O Bloco - Marcello Araújo

Marcello Araujo acertou bem juntando as informações de números, cores e personagens. Muito legal!

Cartola, de Edinha Diniz e Angelo Bonito

Cartola - Edinha Diniz

Você sabe quem foi Cartola? Seu nome verdadeiro e como que começou seu sucesso até fundar a Estação Primeira da Mangueira? E porque sua escola se chama assim, você sabe? Bem... algumas dessas coisas eu não sabia e fui descobrir nesse livro-biografia da Editora Callis. O livro também faz parte de uma coleção super legal chamada "Crianças Famosas". São livros curtos que trazem em cada edição curiosidades sobre a vida e percurso de grandes personagens e personalidades do mundo das artes.

Nesse volume, caminhamos pela vida de Cartola e o início de sua vida como compositor. Descobrimos de onde vem sua paixão pela música e como e porquê se tornou um ícone de nossa cultura. A diagramação do livro pode deixar a desejar ao primeiro olhar, mas não desanime.

O livro traz um conteúdo incrível escrito pela biógrafa Edinha Diniz e ilustrações bem bonitas de Angelo Bonito - que ilustra todos os livros da coleção.

Vale a pena conhecer a coleção inteira!

Os Ibejis e o Carnaval, de Helena Theodoro e Luciana Hees

Os Ibejis e o Carnaval - Helena Theodoro

Nada melhor do que um bom papo com a vovó para descobrir algumas coisinhas. No livro "Os Ibejis e o Carnaval", a vovó fica por conta da própria escritora, Helena Theodoro, que vai trazendo para seus netinhos super curiosos, Neinho e Lála, historinhas sobre o carnaval.

Neinho e Lala são gêmeos e dão ao livro o titulo de Ibejis - um nome africano para gêmeos. São muitas e muitas perguntas em meio a discussões e desentendimentos divertidos mediados pela vovó. O livro é uma descoberta atrás da outra porque traz a festa do Carnaval em suas diversas formas, conta um pouco sobre a Bahia, sobre o Rio de Janeiro, sobre escolas de samba e blocos, foliões, nos apresenta à alguns nomes de mestres-sala e porta-bandeiras de escolas importantes e mais um tanto de coisas.

O grande diferencial deste livro está na apresentação da cultura negra africana que vem tanto pela descrição de costumes como através das maravilhosas ilustrações de Luciana Hees. Mas é uma explosão de coloridos que nos faz mergulhar em cada detalhe da história.

Vale a pena ver o que aconteceu com os curiosos ibejis nesse carnaval! A edição linda, pela Editora Pallas, traz ainda um glossário riquíssimo de tudo um pouco que temos nessa festa. Gente... imperdível!

Sonho de carnaval, de Pedro Bandeira e Tatiana Paiva

Sonho de Carnaval  Ed. Moderna

Se os mestres-sala e porta-bandeiras são parte importante de qualquer desfile então já imaginou que muita gente sai rodando por aí imitando os seus movimentos na avenida não é mesmo?

Nesse livro, nosso querido Pedro Bandeira nos traz uma simpática história de Mariínha - que sonha em ser porta-bandeira, e seu amigo Neto - que sempre quis ser mestre-sala. Mariínha rodopia com sua vassoura na cintura, em meio as costureiras e as construções dos carros alegóricos. Dentre toda a grandiosa produção de um repertorio da escola de samba, Mariínha acompanha cada detalhe dos ensaios. Ate que, no dia do desfile, algo muito sério acontece e alguém precisa assumir a liderança do desfile.... seria tudo aquilo um sonho de carnaval?

Sonho de Carnaval  Ed. Moderna

É um livro bem gostoso de ler e bem colorido. As ilustrações de Tatiana Paiva narram a história em conjunto com o texto. Pedro Bandeira traz a importância do Carnaval e das escolas de samba para a cultura carioca e em como elas têm importância no dia a dia das comunidades. Como se elabora um enredo e suas etapas de produção.

Mariínha da um show junton de seu amigo na avenida nessa edição da Editora Moderna.

Noel Rosa, de Luciana Sandroni, Maria Clara Barbosa e Gustavo Duarte.

Noel Rosa Ed. Cia das Letrinhas

Esse livro é uma obra especial! "As Memórias Póstumas de Noel Rosa" faz referência à obra de Machado de Assis e é escrito em capítulos bem divertidos, trabalhados de forma cuidadosa e muito criativa - dá pra ver de cara! A narrativa acontece em forma de conversa entre o grande Noel Rosa e São Pedro, e claro: em um buteco (haha sim gente, o máximo).

A conversa é a história da vida de Noel, conhecido como "O Poeta da Vila" e traz suas lembranças e vivências pelo mundo da música. Se você não sabe, Noel Rosa é um compositor importantíssimo da música brasileira e compôs inúmeros sambas e músicas que encantam e emocionam gerações! As ilustrações tem um estilo caricato e vem em tons de azul e branco - cores da escola de samba de Vila Isabel, escola de Noel Rosa. Na bandeira da escola existe uma pena posta em homenagem ao compositor até hoje.

Noel Rosa Ed. Cia das Letrinhas

O livro é super criativo e bem envolvente. Traz a relação de Noel Rosa com outros artistas e várias partituras e tablaturas com suas canções mais famosas! A edição linda é da Cia das Letrinhas e o grupo de autores e pesquisadores é o máximo, veja só:

Maria Clara Barbosa, cavaquinista famosa e idealizadora do livro, é formada em música e é referência em várias escolas e projetos que relacionam música e o social. Luciana Sandroni é autora conhecida e costuma trabalhar bem com livros infantis que falam sobre a vida de personalidades brasileiras e com perfil histórico. E Gustavo Duarte é um cartunista pra lá de talentoso, tem vários HQ's publicados e que trouxe todo o espírito divertido que o livro precisava!

E você, com que roupa vai pro samba de Noel?!

Carmen Miranda, de Heloisa Seixas, Julia Romeu e Graça Lima

Carmen a Grande Pequena Notável Edições de Janeiro

E para coroar a nossa semana carnavalesca ela não poderia estar de fora! Nossa musa do Carnaval, Carmen Miranda!

Não, brasileira de sangue ela não é... mas o foi em alma e coração! A história da nossa grande pequena notável, portuguesa e brasileira, colorida e animada moça Carmen é contada por um grupo de autores e ilustrador muito nota 10. Heloisa Seixas e Julia Romeu dão um gostinho de quero mais no texto que é uma delícia e as ilustrações de Graça Lima são pra pendurar na parede de tão lindas!

Desde sua vinda ao Brasil, o comportamento inusitado de Carmen é bem encantador. De costureira - ajudando nas despesas de casa - à cantora nas horas vagas, conhecemos o dia a dia de Carmen até ser descoberta como artista. Seu sucesso crescente conquistou até os maiores críticos da Broadway e virou símbolo da nossa cultura lá fora. Ícone do Carnaval, Carmen Miranda também protagonizou encantou músicas de festas como a Junina, sabia?

Carmen a Grande Pequena Notável Edições de Janeiro

Infelizmente, Carmen nos deixou cedo, de forma quietinha em meio a uma grande festa. Mas sua voz esta presente até hoje em nossa cultura nos alegrando e nos fazendo cantar e dançar!

Quem nunca quis se fantasiar de Carmen agora vai querer com certeza!

Essa lista foi feita para trazer alguns livros que celebram essa festa tão querida para a maioria dos brasileiros. Existem outros tantos livros bem bacanas sobre o Carnaval e todos que tiverem qualquer dica a mais pode mandar para mim direto por aqui ou pelas redes sociais! Agora é correr para uma livraria e cair na gandaia!

#editorapallas #editoramoderna #companhiadasletrinhas #lucianajustinianihees #lucianasandroni #tonibrandão #pedrobandeira #heloisaseixas #graçalima #carnaval #livrosdecarnaval #carnalivros #studionobel #ediçõesdejaneiro #PandaBooks #marcelloaraujo #editoracallis #criançasfamosas #helenatheodoro #noelrosa #gustavoduarte