• Ana Claudia

Abre alas que já é Carnaval!


E lá vem o Carnaval!

Não adianta, gostando muito ou pouco - a às vezes quase nada, o Carnaval é uma festa super imponente em vários estados brasileiros e, para cada um deles existe uma tradição específica e uma forma de festejar e se fantasiar. É parte forte da nossa cultura. Pensando um pouco sobre essas diferenças e diversidade eu resolvi trazer alguns livros bem legais que trabalhem algumas questões curiosas sobre termos, verbetes, costumes, vestimentas e sobre a própria história do Carnaval em si. Como todo post semanal a apresentação é mais curta mas traz bem a ideia de cada um deles. Então abre alas que as dicas vão começar!

Carnaval, de Tony Brandão e Denise Rochael

Para o nosso carro chefe, trago o livo de Toni Brandão. "Carnaval", editado pela StudioNobel, é um dos volumes da Coleção Festas Brasileiras, que explica de forma bem legal algumas festas populares de nosso país.

Neste livro, o Carnaval é apresentado para as crianças a partir da viagem no tempo de um bloco de carnaval. O "Bloco da Alegria" passeia por diversas épocas mostrando as formas como já se comemorou esse evento em diversas partes do pais. O livro começa falando sobre os colonizadores e o inicio do carnaval quando, imaginem só, a festa era divida de acordo com gênero e status social! Fala também sobre os costumes e ritmos diferentes das músicas e um montão de coisas bem legais. As ilustrações que dão colorido e animação para o livro ficam a cargo de Denise Rochael.

Fique de olho que essa mesma coleção deve voltar aqui pelo blog logo, logo!

O Bloco, de Marcello Araujo

Para continuar não podíamos deixar de fora os pequeninhos que trazem as risadas mais gostosas e as fantasias mais irresistíveis, não é mesmo? Eles também curtem essa época e nada mais legal que ensinar um pouquinho de cada coisa.

"O Bloco" da Editora Panda Books, é um livrinho mesmo, todo em papel cartonado (aqueles de páginas mais grossas) que é mais difícil de rasgar e tem páginas duplas. Ensina a contar e mostra os personagens e instrumentos de um bloco de carnaval. Um a um vão se somando os personagens fantasiados até que o bloco toma sua forma! Tem pirata, arlequim, fada, esqueleto... Cada um tocando um instrumento.

Marcello Araujo acertou bem juntando as informações de números, cores e personagens. Muito legal!

Cartola, de Edinha Diniz e Angelo Bonito

Você sabe quem foi Cartola? Seu nome verdadeiro e como que começou seu sucesso até fundar a Estação Primeira da Mangueira? E porque sua escola se chama assim, você sabe? Bem... algumas dessas coisas eu não sabia e fui descobrir nesse livro-biografia da Editora Callis. O livro também faz parte de uma coleção super legal chamada "Crianças Famosas". São livros curtos que trazem em cada edição curiosidades sobre a vida e percurso de grandes personagens e personalidades do mundo das artes.

Nesse volume, caminhamos pela vida de Cartola e o início de sua vida como compositor. Descobrimos de onde vem sua paixão pela música e como e porquê se tornou um ícone de nossa cultura. A diagramação do livro pode deixar a desejar ao primeiro olhar, mas não desanime.

O livro traz um conteúdo incrível escrito pela biógrafa Edinha Diniz e ilustrações bem bonitas de Angelo Bonito - que ilustra todos os livros da coleção.

Vale a pena conhecer a coleção inteira!

Os Ibejis e o Carnaval, de Helena Theodoro e Luciana Hees

Nada melhor do que um bom papo com a vovó para descobrir algumas coisinhas. No livro "Os Ibejis e o Carnaval", a vovó fica por conta da própria escritora, Helena Theodoro, que vai trazendo para seus netinhos super curiosos, Neinho e Lála, historinhas sobre o carnaval.

Neinho e Lala são gêmeos e dão ao livro o titulo de Ibejis - um nome africano para gêmeos. São muitas e muitas perguntas em meio a discussões e desentendimentos divertidos mediados pela vovó. O livro é uma descoberta atrás da outra porque traz a festa do Carnaval em suas diversas formas, conta um pouco sobre a Bahia, sobre o Rio de Janeiro, sobre escolas de samba e blocos, foliões, nos apresenta à alguns nomes de mestres-sala e porta-bandeiras de escolas importantes e mais um tanto de coisas.

O grande diferencial deste livro está na apresentação da cultura negra africana que vem tanto pela descrição de costumes como através das maravilhosas ilustrações de Luciana Hees. Mas é uma explosão de coloridos que nos faz mergulhar em cada detalhe da história.

Vale a pena ver o que aconteceu com os curiosos ibejis nesse carnaval! A edição linda, pela Editora Pallas, traz ainda um glossário riquíssimo de tudo um pouco que temos nessa festa. Gente... imperdível!

Sonho de carnaval, de Pedro Bandeira e Tatiana Paiva

Se os mestres-sala e porta-bandeiras são parte importante de qualquer desfile então já imaginou que muita gente sai rodando por aí imitando os seus movimentos na avenida não é mesmo?

Nesse livro, nosso querido Pedro Bandeira nos traz uma simpática história de Mariínha - que sonha em ser porta-bandeira, e seu amigo Neto - que sempre quis ser mestre-sala. Mariínha rodopia com sua vassoura na cintura, em meio as costureiras e as construções dos carros alegóricos. Dentre toda a grandiosa produção de um repertorio da escola de samba, Mariínha acompanha cada detalhe dos ensaios. Ate que, no dia do desfile, algo muito sério acontece e alguém precisa assumir a liderança do desfile.... seria tudo aquilo um sonho de carnaval?

É um livro bem gostoso de ler e bem colorido. As ilustrações de Tatiana Paiva narram a história em conjunto com o texto. Pedro Bandeira traz a importância do Carnaval e das escolas de samba para a cultura carioca e em como elas têm importância no dia a dia das comunidades. Como se elabora um enredo e suas etapas de produção.

Mariínha da um show junton de seu amigo na avenida nessa edição da Editora Moderna.

Noel Rosa, de Luciana Sandroni, Maria Clara Barbosa e Gustavo Duarte.

Esse livro é uma obra especial! "As Memórias Póstumas de Noel Rosa" faz referência à obra de Machado de Assis e é escrito em capítulos bem divertidos, trabalhados de forma cuidadosa e muito criativa - dá pra ver de cara! A narrativa acontece em forma de conversa entre o grande Noel Rosa e São Pedro, e claro: em um buteco (haha sim gente, o máximo).

A conversa é a história da vida de Noel, conhecido como "O Poeta da Vila" e traz suas lembranças e vivências pelo mundo da música. Se você não sabe, Noel Rosa é um compositor importantíssimo da música brasileira e compôs inúmeros sambas e músicas que encantam e emocionam gerações! As ilustrações tem um estilo caricato e vem em tons de azul e branco - cores da escola de samba de Vila Isabel, escola de Noel Rosa. Na bandeira da escola existe uma pena posta em homenagem ao compositor até hoje.

O livro é super criativo e bem envolvente. Traz a relação de Noel Rosa com outros artistas e várias partituras e tablaturas com suas canções mais famosas! A edição linda é da Cia das Letrinhas e o grupo de autores e pesquisadores é o máximo, veja só:

Maria Clara Barbosa, cavaquinista famosa e idealizadora do livro, é formada em música e é referência em várias escolas e projetos que relacionam música e o social. Luciana Sandroni é autora conhecida e costuma trabalhar bem com livros infantis que falam sobre a vida de personalidades brasileiras e com perfil histórico. E Gustavo Duarte é um cartunista pra lá de talentoso, tem vários HQ's publicados e que trouxe todo o espírito divertido que o livro precisava!

E você, com que roupa vai pro samba de Noel?!

Carmen Miranda, de Heloisa Seixas, Julia Romeu e Graça Lima

E para coroar a nossa semana carnavalesca ela não poderia estar de fora! Nossa musa do Carnaval, Carmen Miranda!

Não, brasileira de sangue ela não é... mas o foi em alma e coração! A história da nossa grande pequena notável, portuguesa e brasileira, colorida e animada moça Carmen é contada por um grupo de autores e ilustrador muito nota 10. Heloisa Seixas e Julia Romeu dão um gostinho de quero mais no texto que é uma delícia e as ilustrações de Graça Lima são pra pendurar na parede de tão lindas!

Desde sua vinda ao Brasil, o comportamento inusitado de Carmen é bem encantador. De costureira - ajudando nas despesas de casa - à cantora nas horas vagas, conhecemos o dia a dia de Carmen até ser descoberta como artista. Seu sucesso crescente conquistou até os maiores críticos da Broadway e virou símbolo da nossa cultura lá fora. Ícone do Carnaval, Carmen Miranda também protagonizou encantou músicas de festas como a Junina, sabia?

Infelizmente, Carmen nos deixou cedo, de forma quietinha em meio a uma grande festa. Mas sua voz esta presente até hoje em nossa cultura nos alegrando e nos fazendo cantar e dançar!

Quem nunca quis se fantasiar de Carmen agora vai querer com certeza!

Essa lista foi feita para trazer alguns livros que celebram essa festa tão querida para a maioria dos brasileiros. Existem outros tantos livros bem bacanas sobre o Carnaval e todos que tiverem qualquer dica a mais pode mandar para mim direto por aqui ou pelas redes sociais! Agora é correr para uma livraria e cair na gandaia!

#editorapallas #editoramoderna #companhiadasletrinhas #lucianajustinianihees #lucianasandroni #tonibrandão #pedrobandeira #heloisaseixas #graçalima #carnaval #livrosdecarnaval #carnalivros #studionobel #ediçõesdejaneiro #PandaBooks #marcelloaraujo #editoracallis #criançasfamosas #helenatheodoro #noelrosa #gustavoduarte

0 visualização
  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil