Onda


Qual a sua melhor lembrança de um dia na praia?

Para inaugurar o mês das crianças eu trouxe o premiadíssimo Onda, da autora coreana Suzy Lee.

Com três tons de carvão e traços sutilmente expressivos, Lee nos convida a participar das emoções de uma menininha em um dia na praia. A curiosidade e a descoberta são os pontos que movem toda a brincadeira: lá vem a onda, ela se prepara... e lá se foi a onda novamente, ela fica à sua espera. Enfrenta, grita, corre para lá e para cá. Em meio as gaivotas e a imensidão da faixa de areia, a brincadeira se torna mais instigante e divertida.

Quanta água! E que rasteira leva da Onda. E então ali, estatelada entre a areia depois de levar aquele "caldo" - como nós dizemos, a valente menininha não desanima! E pudera, molhada em tom de mar, ela redescobre um universo por ali!

Uma explosão de sentimentos, cores e movimento. A autora possui outros dois livros, que com Onda, forma de trilogia de experiências da mesma menina (Espelho e Sombras). Aposte neste livro imagem, a imaginação corre solta!

PORQUE LÊ-LO?

O livro de Lee é considerado um livro imagem ou, um livro sem texto. Nesses livros obviamente aquilo que move toda a história é a ilustração. E, caso você se pergunte “qual o grande objetivo do livro imagem”, eu diria "o mesmo de qualquer outro": instigar a imaginação.

Nele tanto a criança quanto o mediador não ficam presos à uma narrativa textual. Recontar e reler histórias é algo comum, e um livro sem texto aguça a criatividade já que permite vários formatos.

É impressionante como somente com seu lápis carvão, conseguimos sentir a intensidade da onda, seu barulho, a alegria da menina, a imensidão da praia.Em uma dualidade trazida pela página, as ilustrações se movem entre as cores e ausências de tom, avançando sobre a costura do livro, celebrando o objeto em si.

Editado primeiramente pela extinta Cosac Naify, hoje o livro tem sua edição pela Cia das Letrinhas - ainda bem, pois é um livro maravilhoso que não podia ser perdido. Sendo ganhador de 3 prêmios e tendo vendido milhares de cópias, A Onda é uma preciosidade no que entendemos sobre livros imagem no universo infantil.

#CompanhiadasLetrinhas #SuzyLee #LivroImagem #livrosemtexto #autorpremiado

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil