• Ana Claudia

O Sr. Raposo adora livros!


Devora livros, isso sim!

E quando falamos de pessoas que gostam muito de ler livros, as vezes as chamamos de "devoradoras de livros". Leem sempre, muito e muito, sem parar. O Sr. Raposo adora livros, claro. Mas adora devorá-los. Ao mesmo tempo que matava sua curiosidade e sua sede por conhecimento, matava também a própria fome. Um pouquinho de sal e pimenta e voilà! Uma delícia de livro prontinho para ser saboreado. Mas essa fome toda por livros e comilança só poderia terminar em confusão. Livros eram caros – claro, os melhores eram os clássicos, romances russos os seus preferidos! E a cada dia o Sr. Raposo se endividava mais. Até que um dia resolveu começar a visitar uma biblioteca da cidade. E quando não mais pôde frequentá-la – pois foi pego no flagra saboreando um grande livro, o Sr. Raposo tentou outras possibilidades:

"Depois que sua fonte de leitura comestível secou, ele tentou sobreviver comendo anúncios de móveis, folhetos de lançamentos imobiliários e jornais de bairro gratuitos. Desesperado, chegou até a atacar um depósito de papel velho perto da casa dele. (...)"

Mas nada se comparava aos grandes livros de literatura. E imaginem só. Quando nada mais podia ser feito, Sr. Raposo decidiu que iria até uma certa Livraria da Esquina e.... bem já imaginam o que aconteceu não é mesmo? E como o Sr. Raposo escaparia mais uma vez? Livro maravilhoso, editado pela Cosac Naify. Franziska Biermann, escritora e ilustradora deste livro, conseguiu de maneira sutil e muito bem trabalhada, trazer a ideia da importância da leitura e de como nos tornamos leitores vorazes a cada livro que lemos. Sua analogia quanto à leitura e a necessidade de comer é óbvia sem ser clichê. Um livro muito bem humorado e cheio de provocações!

PORQUE LÊ-LO:

De início porque é uma história muito divertida e com ilustrações bem engraçadas. E toda sua trama e incentivo à leitura já bastaria para lê-lo, com certeza! E claro, recebeu indicação de Altamente Recomendável pela FNLIJ. Mas, como curiosidade, esse livro parou nas minhas mãos pelo título (sim claro, isso acontece gente!). De cara eu já sabia que algo de provocador viria dali. E bem, em parte eu estava certa. Franziska Biermann trouxe para esse livro toda a crítica em torno da necessidade da leitura e do papel da mesma socialmente. A voracidade com a qual o Sr. Raposo devora os livros é aquela que teoricamente nos falam para ter. E esse deve ser seu primeiro objetivo com o livro, que lhe cabe muito bem. Mas ao mesmo tempo que o livro trabalha com a ideia da necessidade da leitura também “pesquei” uma leve crítica ao leitor passivo e descompromissado. Que lê por ler de forma quantitativa e só. O final é surpreendente pois esse mesmo Sr. Raposo se mostra um incrível escritor e sacia assim sua vontade louca pelos livrinhos!

Até celebridade virou, vejam só!

#FranziskaBiermann #infantil #CosacNaify #livrossobrelivros #livroilustrado #FNLIJ

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil