• Ana Claudia

A Pior Princesa do Mundo


Era uma vez uma princesa e um dragão...

A Soninha é o máximo! E bem... não só porque ela é uma princesa mas por ser cheia de personalidade.

De verdade, quem nunca se encantou pelas princesas, seus castelos e histórias mágicas e tudo mais? Eu mesma sempre gostei muito e seja menino ou menina os contos de fadas encantam sim as crianças.

E para Soninha esse sonho era real. Ela um princesa que esperava ansiosamente pela vinda de seu tão desejado príncipe encantado, que a tiraria das paredes daquele castelo e a levaria por mil aventuras em um novo mundo. Um belo dia, nosso príncipe chega ao castelo:

"(...)Quando Soninha estava a ponto de se irritar, Seu príncipe chegou vindo lhe salvar. - Princesa linda, docinho de coco, eu vim tirar você desse sufoco. Lutei pra valer, Por toda parte assustei. Ao erguer a minha, parecia até um rei. Derrotei todo mundo que cruzou meu caminho... - Legal! - disse ela - Agora vamos, gatinho? (...)"

Mas quando o príncipe a resgata, tudo o que Soninha pensava simplesmente não aconteceu. Lá estava ela novamente presa em um outro castelo, com vários vestidos, bailes e banquetes e um monte de regras a cumprir.

Acontece que o que Soninha queria mesmo não era nada daquilo: queria aventuras, desafios, explorar campos e tudo mais. E para a sorte de nossa querida personagem, um belo dia um Dragão aparece e muda sua vida completamente. Sorte da Soninha! Um livro lindo editado pela Paz e Terra cheio de cores ricas, textos divertidos de Anna Kemp e ilustrações encantadoras de Sara Ogilvie.

PORQUE LÊ-LO?

Em tempos de desconstrução de personagens e da quebra das narrativas tradicionais dos contos clássicos, Anna Kemp e Sara Ogilvie acertam novamente neste livro, que é super bem escrito. Com rimas e textos curtos, acompanhamos a história de Soninha de um jeito muito divertido, com ilustrações caprichosas e muito senso crítico. A dupla já editou outros livros em parceiras e, aqui no Brasil, eles também foram publicados pela Paz e Terra.

Sim acho de extrema importância que contos de fadas tradicionais façam parte do crescimento e experiência literária das crianças, pois a fantasia também tem seu papel quando precisa ser desconstruída. E cada um o faz de uma forma. Assim, livros que desconstroem estereótipos de personagens e seus papeis na história contribuem para uma maior criatividade dos pequenos, maior senso crítico, empatia e muitas vezes humanizam os personagens o mais próximo possível de seu leitor. Vale a pena brincar com essa ideia!

#saraogilvie #annakemp #pazeterra #apiorprincesadomundo #infantil #livroilustrado #meninas

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil