O Jardim Secreto


Atrás de uma porta tinha....

... Um lindo jardim!

Hoje a Livreirinha quis começar o ano com um clássico da literatura infantojuvenil. O Jardim Secreto é um livro daqueles que passam de geração em geração, de certa forma atemporal pelas questões que trata e muito sensível à tantas pessoas. Escrito pela inglesa Frances Hodgson Burnett, autora de outros títulos clássicos como "A Princesinha" e "O Pequeno Lorde", esse é um de seus livros mais famosos e meu preferido.

Nossa personagem, Mary Lennox, é uma menininha cheia de personalidade e muito carrancuda. Motivos ela tem: estava sozinha, perdera seus pais para o cólera ainda jovem, quando moravam na Índia. Destinada aos cuidados de um tio próximo, Mary viaja para Inglaterra onde sua nova casa está – na verdade, uma mansão! Ela nunca encontra o tio, mas escuta histórias sobre a vida naquela casa e em suas andanças pelos jardins segue um passarinho e descobre um segredo guardado a sete chaves. Todos sabiam de um tal jardim especial, escondido e bem zelado, atrás de uma simpática portinha. Mas pouco ousavam a falar sobre ele, quem dirá tentar desvendar seus mistérios. E é nessa aventura cheia de magia e suspense que acompanhamos as mudanças de humor de nossa personagem, sua relação com outras pessoas, com a natureza e com seu prórprio eu.

“ – É um jardim secreto, isso é... – disse. – Mas bem que parece que o pisco não foi o único a entrar aqui desde que trancaram tudo há dez anos.

- Mas a porta estava trancada, e a chave enterrada – disse Mary. Não dava para ninguém entrar.

- É verdade – concordou ele. – Lugar esquisito... Eu podia apostar que andaram podando um pouco dessas roseiras por aqui... E não foi há dez anos.

- Mas como? (...)”

Um livro cativante, daqueles que todas as crianças deveriam ler. Cheio de inseguranças traduzidas nessa personalidade forte de Mary que traduzem toda a essência da infância e juventude e as maravilhas de suas descobertas.

A edição trazida pela editora Salamandra tem a tradução integral da grande Ana Maria Machado – e que edição linda! As ilustrações incríveis de Julia Sardà nos trazem um clima quase que de suspense pelos seus traços fortes e cheios de cores! Um livro-capricho do início ao fim!

PORQUE LÊ-LO:

O Jardim Secreto pode ser lido simplesmente como uma história clássica, cheia de magia e esperança. Mas pode ser lido também de maneira crítica. O livro foi adaptado para o cinema em 1993 e foi aclamado na época com indicação ao Bafta de Melhor Atriz Coadjuvante para a incrível Maggie Smith.

Nos remete às diferenças culturais, ao preconceito e a dificuldade do amadurecimento. Pode proporcionar inúmeros debates e reflexões sobre sua essência; sobre Mary e sua personalidade, sua bondade e amizades durante sua história. Um livro lindo para ser lido em diversas fases da vida que traz umaa linda mensagem de altruísmo e de esperança. Alguns títulos da autora foram lançados em uma linda coleção infantojuvenil da Editora 34, todos em um formato menor e com as ilustrações clássicas. São duas formas de edição bem distintas, para agradar todos os gostos!

#ojardimsecreto #salamandra #franceshodgsonburnett #livroinfantojuvenil #classicos #juliasarda #livroecinema

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil