• Ana Claudia

A Viagem


E se a sua vida mudasse de rumo?

O mundo hoje passa por mudanças cada vez mais significativas quando pensamos em “sociedade”. São guerras, migrações, tragédias em larga escala. Muitas vezes essas situações passam despercebidas para as crianças ou, às vezes, elas não conseguem entender muito bem o porquê disso tudo. "A Viagem" foi um livro que me encheu de emoção do início ao fim. Não tem como não se encantar pela forma da escrita de Francesca Sanna. Suas ilustrações são fortes, coloridas e imponentes e trazem toda a emoção e o envolvimento que a história precisa – é tão infantil quanto um livro precisa ser.

O livro retrata o dia-a-dia de uma família refugiada de sua terra natal. Um dia, tudo estava como sempre foi – a família feliz e reunida, sem nada a temer. De repente, tudo muda e, por algumas divergências essa família deve ir embora de sua terra sem rumo, para algum outro lugar, ou lugar algum. E essa jornada repleta de anseios, angústias e medo nos é contada pelos olhos de uma criança. A saudade de casa, dos amigos, o sentimento de não pertencer, o olhar vago da mãe e a coragem de perseguir um sonho. Pouco lhe resta materialmente, só importa aquilo que ele carrega no coração.

Francesca Sanna é uma super ilustradora italiana que decidiu fazer este livro depois de ter conversado com duas meninas em um campo de refugiados na Itália, em 2014. Juntando sua experiência e seus relatos, Sanna decidiu dar vida e calor aos depoimentos através deste livro, seu primeiro livro! E é incrível! Sim, trabalha com um tema triste, mas cheio de esperança. Um livro sem final, mas ao mesmo tempo com vários finais. Encantador e cheio de poder. Seu livro, editado no Brasil pela Vergara&Riba foi premiado com a Medalha de Ouro da Sociedade dos Ilustradores de Nova York e já foi eleito como um dos melhores livros infantis do ano por especialistas. Quer ver mais do trabalho desta autora incrível? Dê uma olhada em seu blog!

POR QUE LÊ-LO:

O tema trazido por Francesca Sanna é atual e atemporal. Traz muita empatia sobre o tema e é escrito de uma forma sutil e poderosa para as crianças. Como tratar sobre refugiados com elas? Existe mesmo a necessidade de se falar sobre isso com as crianças? Bem, muito se falou sobre isso este ano por exemplo, nas olimpíadas. Muitos são aqueles que migraram de países árabes e africanos para outros cantos do mundo, inclusive para o Brasil e estão por toda a parte. Por isso acredito que isso seja importante, sim. É um tema complexo mas que foi trabalhado de forma clara para as crianças neste livro em especial, pois com ele trabalhamos temas relacionados à tolerância, ao preconceito, diferenças e compaixão.

Separei um vídeo feito pela Editora Impedimenta, responsável pela edição do livro na Espanha, que traz um pouquinho mais sobre o livro:

#aviagem #viagem #FrancescaSanna #guerra #migração #imigrante #família #política #jornada #VergaraRiba #refugiados #compaixão

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil