A menina Cláudia e o rinoceronte


O colorido da poesia de Ferreira Gullar!

Talvez você ainda não seja íntimo da poesia para crianças escrita pelo querido Ferreira Gullar. São tantos os poemas que fica difícil escolher. E sobre sua arte em cortar e colar papéis? Você conhece?

Bem este livro escolhi por dois motivos. O primeiro, é claro, é por sua poesia engraçada e divertida que nos leva de encontro à Cláudia, uma menininha que se aventura pelas práticas do recorte e colagem para tentar fazer um bicho. E que bicho seria esse? É, nada de coelhinhos e sim, um rinoceronte – que coisa não? E enquanto vai tentando recortar aquele “rino” perfeito como diz sua imaginação, outras pencas de bichinhos vão aparecendo por ali.

“Está bem, entendo, mas isso depende do acaso, pois neste mundo de papéis recortados o acaso é quem manda. Então vamos tentar”

O segundo motivo é pelas lindas ilustrações, feitas pelo próprio autor. Todas as colagens são super coloridas, uma verdadeira obra de arte! Um encanto! Ficamos ali parados, olhando aquele monte de picotes de papel que formam tantas e tantas coisas! O curioso é que Gullar fez estas colagens para sua companheira, Cláudia Ahimsa, quando esta lhe contou sua experiência na África ao se deparar com um rinoceronte. E essa interpretação da vivência em poesia ficou uma graciosidade! Editado pela José Olympio.

PORQUE LÊ-LO:

Somado a riqueza das ideias de sua poesia, que se inspira na imaginação de uma criança quando realiza uma atividade, o livro ainda é incrível pela sua ilustração, cores e tudo mais. O romper do lógico para a abstração fantástica da imaginação é aquilo que mais encanta!

O bacana é que neste livro encontramos uma passagem assim:

“E quando a rinoceronte já perdia a paciência surge em meio ao lixo colorido um rinocerontezinho. Que no entanto mergulha no lixo e parece que vai

se perder para sempre.”

E essa passagem me leva diretamente à sua publicação anterior chamada de “Bichos no Lixo” – editado pela Casa da Palavra e, mais tarde, pela Edições de Janeiro. Neste livro Gullar também realiza vários recorte e colagens que em meio a picotes vão se transformando em vários bichos diferentes. Muito, mas muito legal!

#FerreiraGullar #AmeninaClaudiaeorinoceronte #poesia #poesiainfantil #Gullar #JoseOlympio #recortecolagem

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil