• Ana Claudia Mello

VAMOS FALAR SOBRE DIFERENÇAS?


EU, VOCÊ, NÓS, ELES, OS OUTROS: SEMPRE IGUAIS E DIFERENTES!

Essa semana resolvi trazer um tema muito especial e importante: a DIVERSIDADE. Com ela, assuntos como respeito, liberdade e diferenças fazem um conjunto de tudo aquilo que mais temos falado nos últimos meses e que, muitas vezes, não são bem compreendidas pelas crianças. Pensando nisso escolhi 5 títulos que trabalham cada um, com um pouquinho de cada uma dessas qualidades.

E como escolher esses livros? Bem, de vez em quando eu costumo me deparar com pessoas que procuram responder certas perguntas ou ajudar as crianças a respondê-las: "como ensinar o meu filho sobre diferenças e respeito?" ou ainda quando chegam com questões como "meu filho não ouviu coisas muito legais a respeito do cabelo dele". É, estamos cercados de exemplos e situações como essas e nem sempre sabemos como resolvê-las. Foi assim que selecionei os livros da semana: que trouxessem conceitos explicados de forma simples e objetivas, que traduzissem com as ilustrações emoções e ideias e que provocassem o questionamento. Afinal, o entendimento se faz assim: informação, imagem, e perguntas!

Aqui no blog eu vou falar resumidamente sobre cada um deles e pelo instagram e facebook vocês podem ler mais um pouquinho! Cada dia terá um "a mais" para cada livro, é só ficar de olho.

O MONSTRO ROSA

Quando a Boitatá apareceu por aqui, eu já sabia que seria especial. Se vocês não sabem, a Boitatá é o selo infantil da editora Boitempo - especializada em publicações sobre política e sociologia. E claro que, para seus livros infantis o trabalho cuidadoso com certos temas também estaria presente.

O Monstro Rosa é diferente. Ele é grande, felpudo, rosa, risonho... e vive em um mundinho branco, com amiguinhos brancos, e meio assim... sem graça, com tudo igualzinho. Ele parecia não pertencer muito àquele lugar. Um dia, ele toma coragem e vai se aventurar por aí em busca de um lugar com coisas diferentes para ver, conhecer e sentir! E quando ele encontra esse lugar é tudo surpreendente e muito melhor!

E é claro, as ilustrações! Gente, que coisa mais linda. Desenhos super divertidos que parecem feitos à lapis de cor diretamente no papel! Tanto por isso este livro foi ganhador dos prêmios Golden Pinwheel Award 2013, Apila 2013 e do Prêmio Aurelio Branco 2012-2013.

Se você já esteve em uma situação com a qual não se identificava muito, ou em um lugar com pessoas que não combinava muito com você... tudo bem, acontece. Por que todos somos diferentes! E isso é que é legal. "Este conto é dedicado a todas as pessoas que em algum momento já se sentiram um monstro rosa" - Olga de Dios.

Leia mais no Facebook

TUDO BEM SER DIFERENTE

Ei, tudo bem ser diferente! Certo? Todd Parr e suas cores explosivas e envolventes, sempre! Todos os livros deste querido autor e ilustrador são assim, cores vivas e desenhos com traços simples - que se comunicam de primeira com as crianças, trazendo mensagens lindas e importantes. A coleção editada por aqui pela editora Panda Books traz títulos como "O livro dos Sentimentos", "O livro da gratidão", "O livro do papai", "o livro da mamãe", entre tantos outros!

Como o tema da semana é sobre diferenças, respeito e tolerância, escolhi este livro aqui de forma especial. Em "Tudo bem ser diferente" Todd Parr mantém a receita certa: frases curtas e objetivas repletas de mensagens fortes com muitas e muitas cores. E o diferencial deste livro é que, junto com mensagens sobre usar óculos, vir de um lugar diferente, usar cadeira de rodas ou ser adotado, Parr traz situações hilárias como "comer macarrão com almôndegas na banheira" ou "dar nozes para um esquilo", para isso tudo também está tudo bem! É assim que Parr explora as vontades das crianças junto daquilo que elas são.

Tudo bem ser tímido, tudo bem ter vindo de um lugar diferente, tudo bem ter rodas, tudo bem usar óculos..."Tudo bem ser diferente. Você é especial e importante apenas por ser como você é!" Com amor, Todd.

Valeu Parr!

Leia mais no Facebook

QUEM É VOCÊ? UM LIVRO SOBRE TOLERÂNCIA

"Será que estamos preparados para mudar nossos pensamentos?"

Ah... essa pergunta! Um minuto usado para abrir esse livro e não conseguimos parar! São tantas as informações e conceitos e desenhos que nos prendem ao livro que nem vemos o tempo passar. É assim: para começar tudo, Pernilla Stalfelt nos conta "Como podemos ser diferentes uns dos outros" - ela nos traz todos os casos ali e aqui porque "usamos roupas diferentes, gostamos de coisas diferentes, temos diferentes cores de pele e cabelos diferentes - algumas pessoas nem cabelo têm!".

A cada página do livro de "Quem é você? Um livro sobre tolerância", que não possui uma narrativa só (lembra bastante os quadrinhos!), várias ilustrações nos mostram situações que encontramos todos os dias, com perguntas e questionamentos que nos fazem parar para refletir. As perguntas às vezes são feitas diretamente para o leitor.... às vezes são retratadas em uma ação que já vem com uma conclusão, ou não. Sim é um SUPER livro para pensar e questionar nossas opiniões - eu fiquei parada, pensando várias vezes sobre um montão de coisas!

Mas é tão legal, que a autora traz até "dicas" de como podemos nos entender com os outros ou redescobrir tais diferenças: "A gente se pergunta, fica confuso, um pouco curioso. Talvez a gente até queira experimentar fazer algo parecido com os outros, mesmo que pareça um pouco estranho. Por que não?"

Fala sobre preconceito, tolerância, diferença, aceitação, solidariedade, compreensão. É muito mesmo, sem ficar confuso ou perder o foco. Precioso e urgente! Da Companhia das Letrinhas!

Leia mais no Facebook

DIVERSIDADE

Tatiana Belinky, Tatiana Belinky, Tatiana! Se você ainda não conhece esse nome, eu só digo "COMO?". Tatiana Belinky foi uma tradutora e escritora incrível, e um dos nomes mais importantes da literatura infanto-juvenil no Brasil. Este é o primeiro livro que trago aqui para o Livrerinha.

Diversidade, escrito por Tatiana Belinky, é lindo, é pura poesia, é gostoso de ler, engraçado e traz uma mensagem poderosa! Todos nós temos algo em comum apesar das diferenças. Uns são mais baixos, outros altos, uns gordinhos e outros magrinhos, outros engraçados e alguns mais sérios. Somos todos diferentes sim e cada um é especial à sua maneira!

As ilustrações de Gilles Eduar são uma graça e trazem alegria ao livro, seu ritmo dá um ar de leveza ao tema, sem fazer perder sua importância.

"Tudo é humano, Bem diferente, Assim, assado Todos são gente." Já pensou como a diversidade só nos traz coisas legais? Como podemos conhecer e gostar de coisas que nem sabíamos que existiam? É a diferença que faz um mundo mais colorido e interessante! "Vamos, venhamos Isto é um fato: Tudo igualzinho Ai, como é chato!"

Leia mais no Facebook

O QUE É A LIBERDADE?

Sim... "aquelas perguntas". Vai, pense rapidinho... para você, o que é a liberdade?

Hum, ok. Pense mais um pouquinho. É, pode ser muita coisa não é mesmo? Isso por que, liberdade pode ser muita coisa diferente, para muita gente diferente. E assim temos um montão de definições sobre o que é liberdade para cada um de nós. E para as crianças, como será que elas definem o que liberdade é?

Neste livro da Renata Bueno, acompanhamos um passarinho - sim, o símbolo da liberdade! - em uma jornada para entender o que é essa tal de liberdade que todo mundo fala por aí. Ele pergunta para o lápis, para a borracha, para o estilista, para a lua, para um montão de coisas!!!! E cada uma delas responde o que entende por liberdade. O passarinho fica confuso e nunca muito satisfeito até que, de repente ele encontra um mágico.... e conhece por ele mesmo o que liberdade é... "O passarinho perguntou a um grupo de bolhas de sabão: - O que é a Liberdade? As bolhas estouraram, antes mesmo de responder. O passarinho ficou com as penas todas molhadas."

Leia mais no Facebook


#OMonstroRosa #OlgadeDios #Boitatá #Tudobemserdiferente #ToddParr #PandaBooks #Quemévocê #PernillaStalfelt #CompanhiadasLetrinhas #Diversidade #TatianaBelinky #GillesEduar #FTD #OqueéaLiberdade #RenataBueno #tolerância #diferença

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil