• Ana Claudia

White Ravens: 4 livros nacionais!


TEM LIVRO NACIONAL BRILHANDO LÁ FORA, E DE NOVO!

E mais uma vez o Brasil compôs a lista dos melhores do mundo, em peso! Foram 4 livros selecionados este ano. Com os ótimos desempenhos dos anos anteriores não resta dúvidas sobre a qualidade ímpar de nossos escritores e ilustradores.

Para início de conversa, se você ainda não conhece o White Ravens eu o apresento para você: Imagine um catálogo de livros infantis e juvenis que abarque os melhores títulos no mundo. É este mesmo catálogo que forma um acervo de melhores livros publicados ao redor do globo para a Internationale Jugendbibliothek (IJB) – maior biblioteca do gênero, na Alemanha.

Como funciona? Bem, a cada ano um grupo de cerca de 20 especialistas da literatura infantojuvenil se reúne e elege 200 títulos – de uma lista dos milhares – de 42 línguas diferentes, publicados no ano anterior, para compor a IJB em Munique.

“Tá, e o que eu tenho com isso? ” TU-DO! Sabe aquela mania de sempre depreciarmos aquilo que fazemos na nossa querida terrinha? Pois bem, tá mais do que na hora de nos enturmarmos sobre o que nós brasileiros temos feito e produzido – e como tudo isso repercute lá fora. Seja no mundo das artes, ciências ou tecnologia. Tem muito autor e ilustrador bombando por lá e por aqui muitas vezes você nem se atenta sobre “aquele desenho” ter sido produzido por alguém conterrâneo, certo?

Mas calma, tudo bem, nós vamos trabalhar nesses conteúdos e trazer matérias sobre todos eles afinal, uma das maiores lições (e dicas, marque uma estrelinha aqui) é entender que um livro infantil pode ser um livro só com textos, só com imagens ou com tudo junto... e valorizar cada aspecto dele é importante.

Por enquanto vamos continuar na lista White Ravens: 4 livros nacionais foram escolhidos e a lista deles segue:

Lá e Aqui. Ed. Zahar – Carolina Moreyra e Odilon Moraes (ilustrações)

Inês. Cia das Letrinhas – Roger Mello e Mariana Massarani (ilustrações)

Chapeuzinho Vermelho. Ed. Callis. – Rosinha Campos.

Iluminuras: Uma Incrível viagem no tempo. Ed. Lê. – Rosana Rios e Thais Linhares (ilustrações).

Se você quiser dar uma olhadinha nos premiados do ano de 2015, só dar uma olhadinha aqui!

#WhiteRavens #premio #laeaqui #ines #iluminuras #chapeuzinhovermelho #callis #companhiadasletrinhas #lê #zahar #pequenazahar #ilustração

0 visualização
  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil