• Ana Claudia Mello

Sempre em casa...


Estou me separando... e agora?

Muitas pessoas se perguntam qual seria a melhor maneira de ajudar uma criança a compreender o que é a separação. Bem, essa é uma questão muito delicada e por vezes um desafio. Delicada pois algumas crianças podem ainda não ter maturidade para entender o que está acontecendo dentro de casa, enquanto outras entendem e têm dificuldades para aceitar. Um desafio porque cada caso é um caso e transmitir certas ideias pode ser questionador. Tão delicado quanto o que se diz é como se passa tal mensagem e, pensando nisso, os autores do livro “Lá e Aqui”, editado pela Pequena Zahar, traduziram em palavras e imagens os sentimentos por trás desse grande dilema. As frases vêm curtas, cheias de poesia e significado. As ilustrações de traços finos complementam palavras e trazem certa empatia. O ponto forte é justamente a combinação entre a sutileza na qual a questão do divórcio é tratada por Carolina Moreyra, onde não lemos objetivamente as palavras como separação, tristeza, abandono etc., junto aos desenhos de Odilon Moraes que engrandecem e periodizam a narrativa. Um livro-capricho nada mais nada menos que ganhador do prêmio FNLIJ 2016 – Categoria Criança e foi recém selecionado para o White Ravens 2016!!

Leia um trecho do livro aqui!

Mais dicas aqui na Pequena Zahar

POR QUE LÊ-LO? Poesia, colorido, reflexão, tristeza e alegria. “Lá e Aqui” não menospreza o momento de dor que o divórcio pode causar - não só para a criança mas para a família. Carolina Moreyra e Odilon Moraes conversam vividamente sobre o recomeço desta família trabalhando não mais com a “fusão de duas metades e sim o convívio com dois inteiros”. A Revista Emilia, grande referência nos estudos sobre literatura infantojuvenil, publicou um lindo texto sobre o livro, corre lá e dá mais uma olhadinha!

#infantil #WhiteRavens #Zahar #FNLIJ2016 #FNLIJ #LáeAqui #separação #divórcio #CarolinaMoreyra #OdilonMoraes #premiado #recomeço #família #casa

  • fb_icon
  • insta_icon

#livreirinha

Todos os direitos reservados © 2016 - 2018 · Livreirinha | Literatura infantil e infantojuvenil